Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Envio de mensagens, leitura de notícias e comentários
a posts de amigos são as funcionalidades mais usadas. Smartphones são os equipamentos dominantes para navegar nas redes.
Os portugueses estão a passar cada vez mais tempo nas redes sociais: a média de utilização destas plataformas em Portugal está agora nos 96 minutos por dia,
mais três minutos do que a média diária registada no ano passado. Sem
surpresa, é nos jovens que este hábito está cada vez mais enraizado:
38,1% dos utilizadores com
idades entre os 15 e os 24 anos assume dedicar já mais de duas horas
por dia às redes sociais.
A
conclusão é da edição de 2020 do estudo “Os Portugueses e as Redes
Sociais”, produzido pela Marktest, e que indica que o tempo médio
despendido pelos jovens nas redes sociais (135 minutos) já se aproxima do dobro do registado pelos utilizadores com mais de 45 anos (75 minutos). São também os utilizadores da classe média aqueles que
mais tempo passam nas redes sociais: estão quase mais uma hora ligados
às redes do que os utilizadores das
classes mais baixas.
O estudo da Marktest confirma também que a visita a redes sociais é já um hábito diário entre os portugueses: 97.7% dos inquiridos revelam que as visitam pelo menos uma vez por dia.
87.3% refere fazê-lo várias vezes por dia, enquanto 10.4% indica que a
frequência de visita é de uma vez por dia. A quase totalidade dos
inquiridos (99.6%) refere visitar redes sociais
pelo menos uma vez por semana.
Os
fins de semana são o período em que os portugueses mais tempo despendem
nas redes sociais: 74.1% dos utilizadores refere que os sábados e domingos são os dias em que mais acedem a estas
plataformas.
No que respeita ao tipo de funcionalidades que costumam utilizar nas redes sociais, os portugueses citam maioritariamente (82,8%) o envio de mensagens ou utilização de
serviços de chat. Ler notícias de sites de informação é a segunda
funcionalidade mais referida (67.0%), logo seguida pelo comentário de
publicações de amigos (66,5%).
No que se refere ao hábito de publicação de informação nas redes sociais, a frequência é inferior à média de visita: “só” 63.2% refere que publica pelo menos uma vez por dia. Por
contraponto, quase metade dos inquiridos (47.4%) assume atualizar
informações várias vezes por dia nas redes sociais. Um total de 79.6%
dos inquiridos publica algo nas suas redes pelo menos uma
vez por semana. Em média, os utilizadores publicam dois posts ou tweets
por dia.
O smartphone mantém-se como o equipamento mais utilizado para aceder a redes sociais: 92% dos inquiridos acede às redes através do seu telemóvel,
deixando a larga distância suportes como o computador portátil (37,1%), o
computador de secretária (23,3%), a TV (21,9%) ou o tablet (14,3%).
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.