4 tendências no marketing deixadas pela pandemia

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20 de Janeiro de 2021
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4 tendências no marketing deixadas pela pandemia
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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No ano passado a pandemia mudou a nossa vida, tanto a nível pessoal, como profissional, e as empresas tiveram de se adaptar rapidamente a um mundo que, embora praticamente parado, evoluiu de forma nunca antes vista. 


Este início de 2021 mostra-nos que a crise sanitária ainda está longe de melhorar, pelo que é necessário analisar aquilo que aconteceu em 2020 para anteciparmos aquilo que nos espera.


O CES 2021, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, e que se realizou pela primeira vez virtualmente na semana passada, contou com a experiência e os testemunhos de especialistas de marketing de todo o mundo. O certamente foi palco de um meeting virtual entre marketers do TikTok, Bank of America, Uber Eats ou Mastercard, onde se falou daquilo que podemos esperar 2021, já com as lições que retiramos da pandemia.


A Adweek dá destaque a algumas dessas conclusões, que resumimos de seguida em 4 grandes tendências de marketing.


1. O touchless mantém-se, impulsionado pela pandemia


Em 2020 a crise provocada pela Covid-19 alterou a nossa forma de trabalhar, jogar, consumir e realizar transações. A necessidade de não existir contacto que surgiu com a pandemia fez com hoje evitemos tocar em tudo aquilo que não seja necessário.


Por isso, a opção de fazer pagamentos “contactless” tornou-se muito útil em tempos de coronavírus. E esta é uma tendência que veio para ficar. De acordo com Cheryl Guerin, responsável de marketing e comunicações da MasterCard na América do Norte, 41% das transações globais realizam-se hoje através da tecnologia sem contacto. 74% dos norte americanos afirmam que vão continuar a usar esta tecnologia no futuro num contexto sem pandemia.


2. Saúde e bem-estar - mais importantes do que nunca


Uma pesquisa da The Harris Poll aponta para mudanças nos comportamentos e nas reações dos consumidores desde que o momento em que a pandemia os obrigou a ir para casa pela primeira vez. Daí esta nova tendência: a importância da saúde e do bem-estar, não só dos clientes ou consumidores, mas também dos colaboradores numa dimensão maior que a saúde física. A necessidade da saúde psicológica e mental ganha força e importância para os cidadãos.


3. Vamos gastar em tudo aquilo que a Covid-19 nos retirou


A verdade é que algumas mudanças são temporárias, outras aceleraram e outras ficarão para sempre. Durante a pandemia, os cidadãos consumiram nas suas casas tudo aquilo que precisavam para se sentirem confortáveis: artigos desportivos ou roupas caseiras, lanches e doces, bebidas alcoólicas, compras relacionadas com teletrabalho, etc. Porém, há outras que deixaram de fazer: viagens, restaurantes ou entretenimento fora de casa.


Os profissionais presentes no debate do CES marketing estiveram de acordo sobre a seguinte ideia: quando a pandemia acabar, as pessoas irão consumir tudo aquilo que não puderam consumir. São os chamados "gastos da vingança pós-pandemia". As pessoas vão usar as pequenas economias que foram capazes de guardar por estarem trancadas em casa.


4. Reorganização dos calendários, também em 2021


Com o coronavírus a espalhar-se a um ritmo frenético por todo o mundo, os eventos culturais, desportivos, empresariais, etc., tiveram de ser cancelados. Parece que em 2021, com a pandemia na sua terceira onda, os calendários dos organizadores do evento também terão de ser reorganizados. Talvez não haja tantos cancelamentos, mas eles os eventos terão de ser adaptados aos tempos que vivemos. As empresas e os seus responsáveis terão de ser, por isso, ágeis durante esta época marcada pela imprevisibilidade.

 

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