Newsletter
Pesquisa
Decorrem até 22 de março, as candidaturas ao Prémio Nacional de Jornalismo de Inovação (PNJI). Criado pela Agência Nacional de Inovação (ANI) com o objetivo de suprir uma lacuna na distinção de trabalhos jornalísticos neste domínio que a agência considera fundamental para a promoção de uma cultura de Inovação em Portugal, o PNJI conta com prémios no valor de 20 mil euros. A terceira edição terá cinco categorias e uma menção honrosa e repete o apoio da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e do Sindicato dos Jornalistas.
Segundo a ANI, a comunicação da Inovação de base científica e tecnológica enfrenta diversos desafios, nomeadamente a complexidade de comunicar de forma apelativa sem perder o rigor. Contudo, os trabalhos jornalísticos focados na Inovação “Made in Portugal” têm contribuído para dar a conhecer nacional e internacionalmente novos produtos, serviços, processos e tecnologias desenvolvidas pelos atores do Sistema Nacional de Inovação, nomeadamente pelas empresas e pela sociedade. Com esta 3ª edição do PNJI, pretende-se, tal como acontece noutros países, continuar a dar maior relevância a esta temática, através de uma iniciativa que premeie os melhores trabalhos jornalísticos neste domínio, contribuindo para uma maior visibilidade da Inovação feita em Portugal e do seu impacto económico e social.
Os jornalistas têm até às 23h59 de 22 de março para se candidatarem com trabalhos realizados em 2019 e que se insiram nas categorias “Nacional Escrito”, “Nacional Audiovisual”, “Nacional Áudio” e “Nacional Multimédia”. “Regional” é a categoria que distinguirá uma peça desenvolvida para um meio de âmbito local. A ANI vai premiar os vencedores com quatro mil euros por categoria.
Também será atribuída a Menção Honrosa Academia com o objetivo de reconhecer os trabalhos jornalísticos produzidos por estudantes de uma instituição de ensino superior portuguesa. A esta categoria será atribuído um troféu.
Votação do público com peso de 50%
Para a terceira edição dos prémios, serão aceites trabalhos de natureza jornalística que abordem I&I desenvolvidas em Portugal ou em parceria relavante com entidades portuguesas; tenham natureza jornalística, isto é, informativa; e que tenham sido publicados em 2019.
A avaliação de candidaturas pelo primeiro júri decorrerá até 4 de maio. Os trabalhos finalistas por categoria serão submetidos até 15 de maio, no website da ANI, a votação do público, que terá o peso de 50% na decisão. Os demais 50% serão responsabilidade do Júri Final, constituído pela ANI, pelo COMPETE2020, pelo Sindicato dos Jornalistas e pela ERC. Em caso de empate, o voto do público decidirá o vencedor. A entrega dos prémios decorrerá num evento que a ANI organizará e que terá lugar até 31 de julho
O PNJI é promovido no âmbito do SIAC – Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.