Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
39% dos inquiridos afirmam ter aumentado as suas necessidades de
poupança, com especial incidência nos agregados familiares com quatro ou
mais pessoas.
Portugal é tradicionalmente um país com índices de poupança baixos. Contudo, de acordo com os resultados do Observatório de Tendências, um survey desenvolvido pelo Grupo Ageas Portugal e a Eurogroup Consulting Portugal e que teve como propósito identificar as tendências emergentes do
contexto de pandemia da COVID-19, 39% dos inquiridos afirmam ter
aumentado as suas necessidades de poupança, com especial incidência nos
agregados familiares com quatro ou mais pessoas.
Estes
resultados vão ao encontro dos dados divulgados pelo INE, que revelam
que a taxa de poupança dos portugueses foi, no segundo semestre de 2020,
a mais alta em sete anos (10,6%), aumento que
se explica pela forte redução do consumo e pela adesão às moratórias.
Para
além disso, o estudo demonstra um evidente aumento das necessidades de
proteção pessoal de saúde para quase metade dos inquiridos (45%),
especialmente para mulheres, para os mais jovens e
para os inquiridos com níveis de rendimento mais baixos. Este aumento
da necessidade é transversal às famílias, independentemente do tamanho
do agregado.
Apesar
da relativa confiança nos rendimentos a 18 meses (em que 59% acredita
que o seu nível de rendimentos não será alterado ao longo desse
período), os inquiridos demonstram um desconforto generalizado
em relação à ideia de contrair um empréstimo ou hipoteca nos próximos
meses, com 62% a responderem que não estariam confortáveis em fazê-lo.
Cerca de ¼ dos inquiridos revela preferir poupar dinheiro em vez de
gastar neste momento.
Este desconforto aumenta com a idade, apesar de serem os mais jovens que declaram preferir poupar.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.