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Apaixonada por Lisboa e pelo mundo. Ana Penha e Costa trabalhou na Osklen, no Rio de Janeiro, e a ligação ao surf contribuiu para o lançamento da sua marca unissexo 100% nacional.
A +351 nasceu com o objetivo de dar expressão ao design e produção nacional e que vê agora a sua coleção mais recente sair à rua. “Faz-te ao mar” inspira-se no frenesim de turistas que se sente em Lisboa e encheu-se de cor e texturas vibrantes.
As t-shirts e sweatshirts em algodão não falham, nem os calções desbotados, e todo aquele jeito descontraído e casual de quem emana pinta sem grande esforço, mas existem muitas novidades, incluindo o processo de internacionalização que está para voar.
Para Ana, a experiência no Rio de Janeiro foi fundamental na criação da marca portuguesa. “Aprendi a trabalhar com fornecedores, a fazer a peça de roupa acontecer desde o processo criativo até à confeção da peça e à sua venda na loja”, explica-nos.
Depois disso a marca foi crescendo no mercado e aquilo que começou como um sonho de uma designer tornou-se numa empresa à séria. “Hoje em dia considero-me acima de tudo uma empresária e não uma designer de roupa. Porque a parte criativa é 5% do negócio”, refere.
A concorrência é feroz e cada vez mais assistimos a um aumento de marcas nacionais com novos conceitos, designs e materiais. Ana acredita que a +351 é diferenciadora e não tem, à data, nenhum concorrente direto de origem nacional.
Presente em várias feiras de moda internacionais, como a Pitti Uomo, em Florença, a Liberty Fair, em Nova Iorque, a Revolver, em Copenhaga, a Jacket Requires em Londres e a Welcome Edition em Paris, a +351 está a trilhar o seu caminho e a entrar nos mercados internacionais.
“A marca trabalha um segmento de mercado altamente over indexado de turismo. Concluímos que os mercados mais fortes para ter a +351 presente são LA, Miami, BENELUX, Escandinávia, Alemanha. Neste momento já estamos presentes no México, USA, Inglaterra, Áustria, Itália, Espanha e Reino Unido”, acrescenta Ana Penha e Costa.
Em Portugal, a marca conta com duas lojas próprias em São Bento e no Chiado, em Lisboa, e está também presente nos Oitavos, Casa Mãe, Cais à Porta, Mini by Luna e Fitting Room.
Quando lhe perguntamos como vê o futuro da marca, Ana não tem dúvidas: “O futuro passa por uma aposta forte na internacionalização e pela retenção dos nossos clientes nacionais atuais”.
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