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Portugal é um dos mais países mais envelhecidos na
Europa e a pandemia veio aumentar problemas já antes verificados, como o
isolamento, solidão e distanciamento físico.
É
por isso que na sua segunda edição, o "Programa Mais Ajuda" tem 333
mil euros para promover um envelhecimento digno e feliz em Portugal. As
candidaturas já abriram e podem concorrer projetos de apoio aos idosos, com
respostas inovadoras aos desafios desta população.
O
programa de inovação social, que junta o Lidl e as rádios Renascença, RFM e
Mega Hits, em parceria com a Beta-i, conta com a ajuda de todos os portugueses
que neste Natal escolheram comprar artigos Deluxe, marca exclusiva do Lidl.
Para além do envelhecimento feliz, esta iniciativa pretende desafiar o terceiro
setor a desenvolver e aprofundar boas práticas, aproximando duas realidades
distintas: as IPSS e startups. Serão beneficiados na sua avaliação, os projetos
com capacidade de geração de emprego, igualmente importante nos dias que
correm.
"Neste
Natal e dada as necessidades sociais prementes vividas e em muito aceleradas
pela pandemia, decidimos alargar o nosso período de contribuição, permitindo
desta forma contribuir com mais verba para apoiar uma das franjas da nossa
sociedade mais fragilizada pela Covid-19 - os idosos, entregando um valor
bastante significativo a projetos de inovação social. Estamos confiantes que ao
promovermos a inovação ao serviço da população idosa, estamos a contribuir para
uma sociedade mais equilibrada e inclusiva e para um envelhecimento mais
feliz", explica em comunicado, Vanessa Romeu, diretora de comunicação
corporativa do Lidl Portugal.
De
todos os projetos candidatos serão selecionados 10 vencedores,– 5 projetos de
IPSSs e 5 projetos de Startups, recebendo cada um deles o valor de 33.300 euros
para implementação da sua proposta. A equipa de júri responsável por esta
seleção é composta por Filipe Almeida, presidente da iniciativa Portugal
Inovação Social, Isabel Figueiredo, adjunta do presidente do Grupo Renascença
Multimédia, Luís de Melo Jerónimo, diretor Social Cohesion Programme da
Fundação Calouste Gulbenkian, Pedro Rocha Vieira, CEO e Co-fundador da Beta-i e
Vanessa Romeu, diretora de comunicação corporativa do Lidl Portugal.
Complementando o apoio monetário, as Startups e IPSSs
selecionadas terão acesso ao programa de aceleração do Mais Ajuda, onde, ao
longo de seis semanas, terão acesso a sessões de mentoria com especialistas em
gestão, tendo igualmente acesso a ferramentas de apoio no desenvolvimento dos
seus projetos ou implementação de novas ideias. Esta capacitação do terceiro
setor é algo em que o Lidl tem vindo a apostar nos últimos anos, pois acredita
que esta é crítica para aumentar o impacto das IPSS, tornando-as mais
sustentáveis.
Para além do valor atribuído e da mentoria, os
projetos vencedores terão igualmente acesso a uma vertente de comunicação nos
vários canais das rádios Renascença, RFM e Mega Hits, parceiros do ‘Mais
Ajuda’, de forma a darem a conhecer o seu trabalho.
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