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Com a chegada do mês de
dezembro, começamos a olhar para 2021 e para as tendências que deverão marcar o
próximo ano no setor do marketing, comunicação e publicidade.
Tal como aconteceu com todas as disciplinas, o mundo do
design gráfico passou por uma evolução num ano recheado de desafios,
nomeadamente a transformação das necessidades e prioridades das marcas e
consumidores. Agora, e tendo em vista o próximo ano, a Adweek decidiu publicar
um artigo em que apresenta algumas das principais tendências que vão moldar o
desenho de logótipos em 2021. Apresentamos de seguida as três grandes “linhas”
anunciadas:
1. Geometria simples
“Há um poder na simplicidade das formas geométricas que
normalmente se limitam à etapa do desenho, e dois dos rebrandings mais
controversos do ano – Medium e os novos ícones do Google Workplace –
aproveitaram esta tendência”, afirma Tristan Le Breton, diretor criativo da
99designs, que assina o artigo da Adweek. Agora, em vez de utilizarem
triângulos, círculos e quadrados para dar forma às bases visuais, os designers
estão a apostar no minimalismo que cria um “ar de moderação calculada”.
2. Simbolismo moderno
O simbolismo clássico, como leões que transmitem poder, dá
lugar ao simbolismo moderno marcado pela universalidade impulsionada pelas
experiências partilhadas pela sociedade a nível global durante este ano.
Uma das manifestações desta tendência é o arco-íris que se
afirmou como um símbolo de positividade durante a pandemia e no qual a Amazon
se apoiou no seu anúncio “Look for the rainbows”.
3. Retratos e representações autênticas
A terceira tendência tem a ver com a referência a retratos e
representações autênticas dentro do logo e do desenho da marca. “Faz parte da
natureza humana procurar rostos, e depois de um ano em que o mundo se viu
obrigado a manter-se fechado, faz sentido que as marcas queiram criar uma
ligação emocional”, explica o diretor criativo. Veremos, por isso, retratos de
personagens simples, mas também ilustrações muito detalhadas. Entre os exemplos
citados pelo profissional está a Airbnb, que aposta num estilo de ilustração
que prima pela autenticidade. Esta tendência está em linha também com a ideia
de inclusão depois de um ano em que movimento como Black Lives Matter ganharam
força.
“Ainda que as tendências dos logótipos deste ano sejam
subtis, oferecem uma oportunidade única para colocar as pessoas e a conexão
humana no seu centro”, finaliza o profissional.
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