3 tendências que darão forma aos logótipos em 2021

Pesquisa

Design
3 tendências que darão forma aos logótipos em 2021
7 de Dezembro de 2020
3 tendências que darão forma aos logótipos em 2021
3 tendências que darão forma aos logótipos em 2021
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
3 tendências que darão forma aos logótipos em 2021
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Com a chegada do mês de dezembro, começamos a olhar para 2021 e para as tendências que deverão marcar o próximo ano no setor do marketing, comunicação e publicidade.


Tal como aconteceu com todas as disciplinas, o mundo do design gráfico passou por uma evolução num ano recheado de desafios, nomeadamente a transformação das necessidades e prioridades das marcas e consumidores. Agora, e tendo em vista o próximo ano, a Adweek decidiu publicar um artigo em que apresenta algumas das principais tendências que vão moldar o desenho de logótipos em 2021. Apresentamos de seguida as três grandes “linhas” anunciadas:

 

1. Geometria simples


“Há um poder na simplicidade das formas geométricas que normalmente se limitam à etapa do desenho, e dois dos rebrandings mais controversos do ano – Medium e os novos ícones do Google Workplace – aproveitaram esta tendência”, afirma Tristan Le Breton, diretor criativo da 99designs, que assina o artigo da Adweek. Agora, em vez de utilizarem triângulos, círculos e quadrados para dar forma às bases visuais, os designers estão a apostar no minimalismo que cria um “ar de moderação calculada”.


2. Simbolismo moderno


O simbolismo clássico, como leões que transmitem poder, dá lugar ao simbolismo moderno marcado pela universalidade impulsionada pelas experiências partilhadas pela sociedade a nível global durante este ano.


Uma das manifestações desta tendência é o arco-íris que se afirmou como um símbolo de positividade durante a pandemia e no qual a Amazon se apoiou no seu anúncio “Look for the rainbows”.


3. Retratos e representações autênticas


A terceira tendência tem a ver com a referência a retratos e representações autênticas dentro do logo e do desenho da marca. “Faz parte da natureza humana procurar rostos, e depois de um ano em que o mundo se viu obrigado a manter-se fechado, faz sentido que as marcas queiram criar uma ligação emocional”, explica o diretor criativo. Veremos, por isso, retratos de personagens simples, mas também ilustrações muito detalhadas. Entre os exemplos citados pelo profissional está a Airbnb, que aposta num estilo de ilustração que prima pela autenticidade. Esta tendência está em linha também com a ideia de inclusão depois de um ano em que movimento como Black Lives Matter ganharam força.


“Ainda que as tendências dos logótipos deste ano sejam subtis, oferecem uma oportunidade única para colocar as pessoas e a conexão humana no seu centro”, finaliza o profissional.


Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

3 tendências que darão forma aos logótipos em 2021

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

3 tendências que darão forma aos logótipos em 2021

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile