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Um consumidor mais
digital, com maior consciência sobre o valor dos produtos ou serviços e o
reforço da importância da produção local. Estas são 3 das tendências de consumo
que estão a emergir com a pandemia.
A conclusão é da mais recente vaga do Barómetro Global da
Kantar, realizado em mais de 50 mercados, incluindo Portugal. Segundo o estudo, estas três mudanças comportamentais têm forte
probabilidade de se revelarem duradouras num mundo pós-pandemia, obrigando a
que os produtos e as marcas se adaptem a esta nova realidade.
“Os períodos de interrupção
aceleram as mudanças” e “leva entre um e dois meses para que novos hábitos se
tornem ‘regulares’”, refere Rosie Hawkins, Diretora de Inovação da Kantar. A
responsável acrescenta: “Acreditamos que estas três tendências se tornarão
importantes à medida que as maiores marcas do mundo planeiam os seus caminhos
de volta a um crescimento saudável no período pós-pandemia", sublinha.
De acordo ainda com Rosie Hawkins,
a aposta no comércio eletrónico e numa experiência ótima do cliente tem de se
tornar num pilar para todas as marcas.
"Os operadores bem-sucedidos
precisarão estar atentos aos concorrentes D2C emergentes e que foram mais ágeis
e criativos durante o período de confinamento. Novas estratégias de agregação
de valor precisarão ser desenvolvidas para responder à ansiedade económica que
permanecerá por algum tempo. Os que se dedicam à estratégia de marca precisam
de avaliar cuidadosamente as suas práticas de aquisição e de explorar as
oportunidades criadas por um maior foco na origem dos produtos e
matérias-primas", conclui.
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