Newsletter
Pesquisa
Celebraria hoje 100 anos o dirigente histórico do ANC e da luta contra o Apartheid na África do Sul. Nelson Mandela deixa saudades ao mundo e aos criativos que durante anos se inspiraram nas palavras e ações do líder.
Nelson Mandela tornou-se numa das figuras mais respeitadas em todo o mundo, pela sua integridade política e moral, pelo seu exemplo universal de coragem e empenho na defesa da Liberdade, da Justiça e da Igualdade entre os seres humanos. Valores que nunca foram tão relevantes para as marcas e por isso nós fizemos uma lista com apenas algumas das lições de marketing, e de vida, que o líder nos deixou:
1. Eficácia da comunicação
Quando Nelson Mandela morreu em dezembro de 2013, a Apple decidiu homenageá-lo removendo toda a promoção dos seus produtos no site e colocando apenas a preto e branco uma fotografia sua na homepage. Uma demonstração de respeito e reverência por parte da marca norte-americana, que já o tinha feito com George Harrison, Rosa Parks ou Steve Jobs.
Acima de tudo, Mandela foi um notável comunicador. Falava a “mesma língua” que o mundo e assim conseguia chegar aos seus corações. Ora aí está uma mensagem que nunca foi tão relevante para o mundo do marketing. Numa era digital, com novas gerações, é preciso encontrar a tal “eficácia na comunicação” que diz muito como chegar ao coração do consumidor. Mandela foi eficaz, não apenas nas palavras mas na forma como transmitia a mensagem.
2. Ser um líder
Nelson Mandela será sempre um ícone, sobretudo na defesa dos valores da liberdade e dignidade humana. Ao viver uma vida de sabedoria e temperança, é considerado um exemplo para todos nós.
Hoje, muitas vezes não basta apenas fazer o trabalho de se afirmar como uma marca ou empresa, é preciso ir mais longe«. Não basta pensar apenas em “business” há que ter um propósito e quando uma marca não tem esse propósito é muito provável que não chegue ao seu target. A aposta em ações de sustentabilidade, responsabilidade social e corporativa têm feito parte da estratégia de muitas marcas que já perceberam que para se diferenciarem é serem líderes, tornarem-se um ícone, e terem capacidade para mudar algo no mundo e devolver o melhor à sociedade.
3. Pensar grande
O mundo dos negócios é grande e competitivo. E as empresas com grandes aspirações de crescimento devem investir no seu posicionamento de marca, na sua mensagem corporativa e na sua estratégia de marketing para se destacarem. Esses são os padrões rigorosos pelos quais as empresas devem crescer e prosperar. Na vida e na morte, Mandela ensinou-nos que não vale desistir e muito menos ficar confortável com o que já alcançámos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.