3 grandes tendências que vão definir o futuro da cosmética

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3 grandes tendências que vão definir o futuro da cosmética
24 de Março de 2023
3 grandes tendências que vão definir o futuro da cosmética
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3 grandes tendências que vão definir o futuro da cosmética

A indústria da cosmética viveu profundas mudanças nos últimos anos com o surgimento de novas marcas e de novos hábitos por parte dos consumidores. A L’Oréal está a focar-se em três grandes tendências que vão moldar o futuro do setor.

 

Depois de anos mais complicados por causa da crise sanitária, o mercado da cosmética está a recuperar os números pré-pandemia. É o caso de uma das principais empresas do setor, o Grupo L’Oréal, que no ano passado registou vendas a nível global superiores a 38 mil milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 19,1% face ao ano anterior. Já o cluster L’Oréal Espanha e Portugal alcançou vendas superiores a mil milhões de euros em 2022.

 

No evento de apresentação da nova sede da empresa em Madrid, o Chief Marketing Officer do grupo, Guillaume Sonolet, apresentou aquelas que, segundo a L’Oréal, são as três grandes tendências que irão moldar o futuro do setor e que as marcas devem acompanhar para poderem continuar a crescer.

 

“Não são exatamente novas, mas tocam profundamente a nossa indústria”, assegurou o responsável em declarações citadas pelo Marketing News. A primeira dessas mudanças é o processo de envelhecimento da população. Por exemplo, no ano de 2050, calcula-se que 30% da população espanhola terá mais de 50 anos, o que se vai repercutir nas necessidades e no tipo de produtos procurados.

 

Por outro lado, na mente dos consumidores, o conceito de beleza está cada vez mais ligado ao de saúde. A ideia de bem-estar é aquela que agora predomina. “Além de haver uma maior procura por ingredientes naturais, há cada vez mais pessoas a utilizar produtos de beleza para se sentirem bem do que para propriamente terem apenas uma boa aparência”, refere Guillaume Sonolet.

 

A sustentabiliade é a outra grande tendência que está a transformar a oferta e a forma de trabalhar do setor. “40% dos consumidores consideram-se eco-ativistas e procuram alternativas nos lineares dos supermercados. Já não comparam apenas os ingredientes ativos dos produtos, mas também as diferentes propostas de valor das marcas”, afirma.

 

De acordo com o diretor de marketing da  L’Oréal, existem atualmente dois públicos-chave para as empresas deste mercado: os boomers e a geração Z. Se os primeiros identificam mais a beleza com a ideia de bem-estar, para os jovens a beleza significa diversão e poder.


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