27% das organizações comunicam bem a mudança. A sua comunica?

Pesquisa

A opinião de Daniela Agra
27% das organizações comunicam bem a mudança. A sua comunica?
10 de Outubro de 2025
27% das organizações comunicam bem a mudança. A sua comunica?
27% das organizações comunicam bem a mudança. A sua comunica?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
27% das organizações comunicam bem a mudança. A sua comunica?
Daniela Agra
Presidente ATREVIA Portugal
Em destaque
Artigo - Lateral textoArtigo - Lateral texto
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Artigo - Horizontal topo textoArtigo - Horizontal topo texto

Os processos de mudança são, por norma, duros e longos, sendo que apenas 27% das organizações conseguem comunicar de forma clara e consistente durante esse processo.

Num mundo marcado por rápidas transformações tecnológicas, instabilidade global e novas exigências sociais e ambientais, esta estatística revela um problema crítico: são várias as empresas que não conseguem alinhar “intenção” e “ação”. Adaptar processos ou modelos de negócio não basta - a comunicação deve acompanhar cada passo da transformação.

 

O Índice de Preparação para a Transformação 2025 da PROI Worldwide confirma que a lacuna entre estratégia e implementação está ligada sobretudo à comunicação. Sem planeamento desde o início, da falta de alinhamento entre direção, gestores intermédios e existência de canais claros de diálogo emergem a resistência interna e a perda de confiança.

 

A comunicação eficaz implica a criação de narrativas coerentes que envolvam todos os públicos da organização, o que faz da mudança uma experiência partilhada. Requer também um esforço consistente de planeamento e a existência de mecanismos de feedback, que assegurem escuta ativa e adaptação permanente.

 

O estudo revela ainda que apenas 56% das empresas revê regularmente os seus esforços comunicativos, e 52% recorre a métricas e análises de dados para avaliar resultados. Ferramentas de feedback, como inquéritos ou formulários, são utilizadas de maneira consistente por apenas 50% das organizações, limitando a capacidade de ajustar mensagens em tempo real e reduzir riscos.

 

Mas comunicar não é apenas transmitir informação. Trata-se de construir confiança! A forma como líderes e equipas partilham mensagens influência perceções e desbloqueia resistências. Organizações que integram processos regulares de escuta antecipam desafios e ajustam estratégias antes que os problemas se agravem. Mais do que gerir informação, há que criar espaços de participação e de reforçar a sensação de pertença.

 

O sucesso da transformação depende ainda da capacidade de traduzir objetivos estratégicos em ações objetivas e claras. Mensagens consistentes e adaptadas a diferentes públicos permitem que líderes e equipas avancem de forma alinhada. A comunicação eficaz consolida a mudança como parte da cultura organizacional e transforma a adaptação contínua numa competência coletiva e numa vantagem competitiva.

 

Quando a comunicação deixa de ser acessória e passa a ser uma prioridade estratégica, torna-se alavanca para consolidar mudanças e fortalecer relações. A liderança assume aqui um papel essencial: inspirar confiança, alinhar discurso e ação, e sustentar narrativas que conectem todos os níveis da organização.

 

A transformação não se impõe, constrói-se com clareza e escuta ativa.

Em destaque
Artigo - Horizontal Final do artigoArtigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

27% das organizações comunicam bem a mudança. A sua comunica?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

27% das organizações comunicam bem a mudança. A sua comunica?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile