2020: Impacto financeiro das marcas portuguesas foi nulo

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Devido ao cenário pandémico
2020: Impacto financeiro das marcas portuguesas foi nulo
5 de Novembro de 2021
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Ana Gaboleiro
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Num cenário de pandemia que criou uma forte crise económica e social, com repercussões no tecido empresarial português, o impacto no valor financeiro das marcas portuguesas foi praticamente nulo.


Este é o resultado de um estudo de avaliação de força e valor financeiro das marcas realizado pela Consultora OnStrategy, que revela ainda que no caso das 20 marcas mais valiosas, o efeito agregado de subidas e descidas não ultrapassou um milhão de euros, sendo 63% deste crescimento justificado pelas cinco marcas mais valiosas: EDP, Galp, Jerónimo Martins, Pingo Doce e Millennium BCP. 


"Estes resultados justificam-se pela estrutura e dimensão da nossa economia, pela predominância de alguns monopólios naturais e também o reduzido número de marcas com dimensão e presença internacional; numa perspetiva mais micro, constatou-se uma relativa estabilidade na evolução prevista do volume de negócios, embora com uma ligeira tendência de menor crescimento, uma enorme resiliência ao nível das forças das marcas, e de uma relativa estabilidade na perceção de risco, pelo menos por agora", refere em comunicado João Baluarte, partner e responsável pelos Estudos Financeiros da OnStrategy. 

 

O mesmo responsável explica ainda que "não obstante esta radiografia, o adensar das nuvens à volta da economia, com o choque de oferta que temos vindo a assistir, a tendência inflacionista e um eventual aumento das taxas de juro, poderão condicionar a tendência de recuperação e ter impacto na valorização das nossas principais marcas, isto do ponto de vista quantitativo. Do ponto de vista qualitativo, e apesar da resiliência referida, a crescente digitalização e uma relativa alteração dos padrões de consumo, poderão influenciar a relação dos stakeholders com as marcas, que se verifica em praticamente toda a Europa. Esta tendência já está a marcar as estratégias de comunicação das marcas, obrigando-as a efetuar uma análise muito criteriosa acerca dos touchpoints que utilizam na sua comunicação". 


A OnStrategy avalia, desde 2009, a energia, a força e o valor financeiro de mais de 200 marcas Portuguesas de acordo com a metodologia de Royalty Relief.


Este trabalho é desenvolvido em conformidade as normas ISO10668 e ISO20671 através de um processo que obedece às seguintes fases: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços (receitas futuras num período explicito de cinco anos com base em tendências históricas das receitas, estimativas de crescimento de mercado, forças competitivas e projeções de analistas), determinação da taxa de royalty (revisão de acordos de licenciamento comparáveis, análise de margens e fontes de valor nas diferentes indústrias, definição do intervalo médio da taxa de royalty para o setor de atividade), aplicação do índice de força de marca (relação Emocional com os stakeholders, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa e saúde financeira), determinação da taxa de desconto (taxa de desconto para calcular o valor atual líquido dos ganhos futuros associados à marca, contabilizando o valor temporal e o risco associado), e determinação do valor económico da marca (valor atual líquido dos royalties após imposto).

 

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