Newsletter
Pesquisa
Se é daquelas pessoas que procura viagens para se exercitar ao mesmo tempo conhecer novos locais, então o Centro de Portugal tem 200 km de beleza natural, património e cultura para explorar.
A Grande Rota do Vale do Côa é um trilho linear que acompanhar o percurso do rio Côa, desde a nascente (em Fóios, Sabugal) à foz (Vila Nova de Foz Côa). Está marcada nos dois sentidos sendo possível optar por um percurso a pé, de bicicleta ou a cavalo.
O mais interessante desta aventura é que pode permitir-se viajar até a um passado distante, quando comunidades nómadas habitavam o vale, deixando registo da sua presença em centenas de painéis de arte que podem ser visitados no Parque Arqueológico do Vale do Côa.
Vai encontrar vestígios mais recentes da utilização humana, dos tempos em que ainda se vivida do que a terra tinha para oferecer, como moinhos, noras, poldras e travessias.
Nas aldeias pode explorar os museus, castelos e outros monumentos históricos que podem ser visitados. Converse e conheça as gentes da Beira e saboreie a gastronomia local.
A biodiversidade é imensa e aproveite para parar, respirar fundo, fotografias espécies e conhecer duas áreas protegidas: a Reserva Natural da Serra da Malcata e a Reserva da Faia Brava.
Veja aqui a sugestão de etapas para este maravilhoso percurso no Centro de Portugal.
Dica: Depois de um dia de grande cansaço aproveite para descansar na casa da árvore no Turismo Rural Encostas do Côa e faça uma paragem pela Ginjinha na aldeia de Almeida. Se preferir uma refeição mais aconchegante vá até à Cada D´Irene famosa pelos seus bons petiscos.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.