ghost image socials
Sábado e domingo, SIC Notícias
100 anos da Adico: a responsável pela famosa “Cadeira Portuguesa”
7 de Outubro de 2021
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
100 anos da Adico: a responsável pela famosa “Cadeira Portuguesa”

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Se costuma frequentar esplanadas é provável que já se tenha sentado numa “5008”. Mas talvez não saiba que a famosa “Cadeira Portuguesa” é produzida pela Adico.

 

Em muitos cafés e restaurantes do país podemos encontrar estes conhecidos assentos de metal, que ao longo das últimas décadas se tornaram num verdadeiro ícone de portugalidade. As suas origens remontam aos anos 30, depois de Adelino Dias Costa, filho de um pequeno serralheiro, mas com um espírito empreendedor invulgar para a época, decidir lançar o seu próprio negócio.


O fim da Primeira Guerra Mundial, a gripe pneumónica e o início dos loucos anos 20, que resultaram na valorização da convivência nas ruas e esplanadas, levaram-no a criar a Adico, empresa que se especializou no fabrico de mobiliário metálico interior e exterior e que hoje já está presente em mais de 30 países!


Numa altura em que a companhia celebra o seu primeiro centenário, este fim de semana no Imagens de Marca viajamos até Avanca, no concelho de Estarreja, local onde continuam a ser produzidas as peças de uma empresa cujo segredo de sucesso e de longevidade está na valorização do design nacional e na capacidade de se reinventar, mantendo-se sempre fiel ao seu ADN.


É também precisamente neste sábado, dia 9, pelas 16h30, que a Câmara Municipal de Estarreja irá inaugurar a obra de arte pública “Círculo Azul” da autoria de Diogo Aguiar Studio, em homenagem à “Cadeira Portuguesa”.


Image
Image


Nas palavras do autor “constitui-se como um novo espaço público no verdejante Parque Municipal de Antuã. Constrói-se como um pavilhão rendilhado na paisagem, a partir da reinterpretação da tradicional cadeira portuguesa 5008. Atribuindo-lhe um lugar de destaque, pela sua elevação no território, a intervenção artística trabalha a desmaterialização da cadeira pela sua repetição a partir de 40 unidades geometricamente posicionadas e manipuladas para permitirem uma vista privilegiada sobre a envolvente.”


Além de se assumir como um tributo artístico à peça icónica da Adico, esta obra constitui-se como um novo equipamento para usufruto da comunidade e como um novo lugar de partilha e de convívio, de intimidade e proximidade para novos diálogos, realçando em simultâneo a função e a razão de existência da peça homenageada.


O convite está feito: sente-se connosco confortavelmente, este sábado e domingo, na SIC Notícias, para revisitar os 100 anos da Adico e perceber como a marca está a desenhar o seu futuro!

 

Artigos Relacionados

Este fim de semana, na SIC Notícias
15 de Outubro de 2021
Marcas & Empresas
Acordo com a Vodafone Alemanha
15 de Outubro de 2021
Últimas
Projeto de expansão dos Entrepostos
14 de Outubro de 2021
Marcas & Empresas

fechar

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.