10 conselhos para nos conseguirmos “desligar” do teletrabalho

Pesquisa

Na era do “home office”
10 conselhos para nos conseguirmos “desligar” do teletrabalho
4 de Agosto de 2020
10 conselhos para nos conseguirmos “desligar” do teletrabalho
10 conselhos para nos conseguirmos “desligar” do teletrabalho
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
10 conselhos para nos conseguirmos “desligar” do teletrabalho

Nota da direção editorial:

O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Para muitas pessoas não existe qualquer problema em misturar as atividades pessoais e profissionais, mas para outras isso pode causar grandes níveis de stress. No regime de teletrabalho as fronteiras entre vida pessoal e profissional ainda são mais difíceis de definir.


Existem, no entanto, alguns truques que ajudam a separar estes dois lados da vida de quem neste momento ainda tem de trabalhar em casa devido à pandemia da Covid-19. A Fast Company destaca alguns deles:


1. Assumir uma identidade distinta quando acaba a jornada laboral
Embora nos últimos tempos certos aspetos de nossa vida pessoal se tenham infiltrado (e geralmente via Zoom) na vida profissional, a verdade é que assumimos papéis muito diferentes nos dois aspetos de nossa existência. Por esse motivo, devemos saber que identidade queremos adotar após o final do dia de trabalho, seja a “mãe do ano”, o “entusiasta do fitness” ou o “melhor namorado do mundo”. Quando desligamos o computador depois de um intenso dia de trabalho, devemos procurar desenvolver as nossas outras identidades.


2. Dar um passeio

Este ritual é extremamente eficaz quando procuramos desconectar-nos do trabalho, principalmente quando as temperaturas nos convidam a sair de casa. Todos sabemos que as caminhadas trazem vários benefícios ao nosso corpo e à nossa mente.


3. Exercício

Sair para fazer exercício depois de tanto stress acumulado, não só pelo trabalho em si, mas pela crise da Covid-19, acaba por ser quase um verdadeiro ato de heroísmo que vale verdadeiramente a pena. Quando nos exercitamos, liberamos endorfinas, e afinal de contas, isso ajuda-nos a aliviar o stress.


4. Meditar

Praticar meditação durante apenas 5 a 10 minutos contribui para manter os níveis de stress sob controlo. Se formos “novatos” nesta atividade, existem muitas apps que nos ajudam numa fase inicial.


5. Mudar o ambiente da casa

Escurecer a iluminação de nossa casa e ouvir listas de reprodução de música diferentes daquelas usadas durante o dia de trabalho são pequenos truques que podem nos ajudar a desconectar. Uma boa ideia é também trocar de roupa e vestir roupas mais confortáveis e casuais.


6. Desconectar (literalmente)

Depois de terminar o dia de trabalho, devemos desligar o computador e silenciar as notificações em todas as apps relacionadas com o trabalho que estão instaladas no nosso telemóvel.


7. Realizar pequenas tarefas

É aconselhável realizarmos pequenas tarefas que não exigem muito esforço. Podemos, por exemplo, procurar a correspondência, alimentar os nossos animais de estimação, regar as plantas ou simplesmente dobrar a roupa lavada.


8. Brincar com as crianças

Os pais devem aproveitar o final do dia de trabalho para dedicar tempo de qualidade aos filhos e brincar com eles (que é um plano perfeito para se poderem desligar do trabalho).


9. Beber um copo de vinho, cerveja ou um cocktail

Terminar a jornada de trabalho com algum género de bebida (não necessariamente alcoólica) é uma tradição muito saudável que alivia o stress acumulado durante o resto do dia, principalmente se tivermos a possibilidade de partilhar esse hábito com outra pessoa.


10. Preparar o jantar

Uma das maiores vantagens de não termos de viajar de casa para os escritórios da empresa e vice-versa é que temos mais tempo para cozinhar, que é um hobby que traz benefícios a vários níveis: para o nosso corpo, orçamento e bem-estar mental.

 

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

10 conselhos para nos conseguirmos “desligar” do teletrabalho

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

10 conselhos para nos conseguirmos “desligar” do teletrabalho

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile