ghost image socials
Na era do “home office”
10 conselhos para nos conseguirmos “desligar” do teletrabalho
4 de agosto de 2020
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
10 conselhos para nos conseguirmos “desligar” do teletrabalho

Nota da direção editorial:

O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Para muitas pessoas não existe qualquer problema em misturar as atividades pessoais e profissionais, mas para outras isso pode causar grandes níveis de stress. No regime de teletrabalho as fronteiras entre vida pessoal e profissional ainda são mais difíceis de definir.


Existem, no entanto, alguns truques que ajudam a separar estes dois lados da vida de quem neste momento ainda tem de trabalhar em casa devido à pandemia da Covid-19. A Fast Company destaca alguns deles:


1. Assumir uma identidade distinta quando acaba a jornada laboral
Embora nos últimos tempos certos aspetos de nossa vida pessoal se tenham infiltrado (e geralmente via Zoom) na vida profissional, a verdade é que assumimos papéis muito diferentes nos dois aspetos de nossa existência. Por esse motivo, devemos saber que identidade queremos adotar após o final do dia de trabalho, seja a “mãe do ano”, o “entusiasta do fitness” ou o “melhor namorado do mundo”. Quando desligamos o computador depois de um intenso dia de trabalho, devemos procurar desenvolver as nossas outras identidades.


2. Dar um passeio

Este ritual é extremamente eficaz quando procuramos desconectar-nos do trabalho, principalmente quando as temperaturas nos convidam a sair de casa. Todos sabemos que as caminhadas trazem vários benefícios ao nosso corpo e à nossa mente.


3. Exercício

Sair para fazer exercício depois de tanto stress acumulado, não só pelo trabalho em si, mas pela crise da Covid-19, acaba por ser quase um verdadeiro ato de heroísmo que vale verdadeiramente a pena. Quando nos exercitamos, liberamos endorfinas, e afinal de contas, isso ajuda-nos a aliviar o stress.


4. Meditar

Praticar meditação durante apenas 5 a 10 minutos contribui para manter os níveis de stress sob controlo. Se formos “novatos” nesta atividade, existem muitas apps que nos ajudam numa fase inicial.


5. Mudar o ambiente da casa

Escurecer a iluminação de nossa casa e ouvir listas de reprodução de música diferentes daquelas usadas durante o dia de trabalho são pequenos truques que podem nos ajudar a desconectar. Uma boa ideia é também trocar de roupa e vestir roupas mais confortáveis e casuais.


6. Desconectar (literalmente)

Depois de terminar o dia de trabalho, devemos desligar o computador e silenciar as notificações em todas as apps relacionadas com o trabalho que estão instaladas no nosso telemóvel.


7. Realizar pequenas tarefas

É aconselhável realizarmos pequenas tarefas que não exigem muito esforço. Podemos, por exemplo, procurar a correspondência, alimentar os nossos animais de estimação, regar as plantas ou simplesmente dobrar a roupa lavada.


8. Brincar com as crianças

Os pais devem aproveitar o final do dia de trabalho para dedicar tempo de qualidade aos filhos e brincar com eles (que é um plano perfeito para se poderem desligar do trabalho).


9. Beber um copo de vinho, cerveja ou um cocktail

Terminar a jornada de trabalho com algum género de bebida (não necessariamente alcoólica) é uma tradição muito saudável que alivia o stress acumulado durante o resto do dia, principalmente se tivermos a possibilidade de partilhar esse hábito com outra pessoa.


10. Preparar o jantar

Uma das maiores vantagens de não termos de viajar de casa para os escritórios da empresa e vice-versa é que temos mais tempo para cozinhar, que é um hobby que traz benefícios a vários níveis: para o nosso corpo, orçamento e bem-estar mental.

 

Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Empower Brands Community Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.