Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
#TodosJuntos é a
iniciativa que pretende mobilizar recursos financeiros significativos para
apoiar organizações que disponham de uma infraestrutura montada, com capacidade
para chegar de imediato às pessoas concretas que enfrentam maiores
dificuldades, em condições de controlo e auditoria exigentes. De acordo com a
Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, existem cerca de 450 mil pessoas
que precisam de receber apoio alimentar diário.
Por isso dez Bancos
do sistema financeiro português – Banco BPI/Fundação ”la Caixa”, Banco
Montepio, Banco Santander, Caixa Geral Depósitos, Crédito Agrícola, Millennium
bcp/Fundação Millennium bcp, Novo Banco, Bankinter, BBVA, Banco Carregosa -
associaram-se, pela primeira vez, para organizar uma iniciativa de solidariedade
centrada no apoio alimentar às famílias mais desprotegidas, no contexto da
presente crise.
As dez instituições bancárias comprometeram-se com uma contribuição total de cerca de 1,8 milhões de
euros e convidaram a associar-se à iniciativa mais de 30 empresas, que
contribuíram com donativos financeiros e bens alimentares. O montante total
reunido antes mesmo do lançamento oficial desta iniciativa é já superior a 2
milhões de euros.
O montante total
angariado no final da campanha permitirá a aquisição de alimentos básicos
(leite, cereais, arroz, azeite, feijão, massa, atum, etc.), sendo que 20% do
montante será destinado a apoiar as necessidades das famílias relacionadas com
medicamentos.
Foi selecionada como
plataforma de distribuição a Rede de Emergência Alimentar, iniciativa lançada
pela ENTRAJUDA para dar resposta às situações de carência resultantes do
impacto da pandemia, articulada nos Bancos Alimentares e que integra cerca de
2.700 instituições e entidades em todo o País, assegurando-se assim a diversidade
de beneficiários e uma distribuição nacional (continente e regiões autónomas).
Entre as empresas que se associaram à campanha #TodosJuntos com donativos
encontram-se as seguintes: COSEC, Exporplás, Fundação Ageas, Grupo Bel,
MysticInvest Holding, Nors, Primavera Software, Prio, Sodecia, Sogepoc, Sovena
e Visabeira. Lactogal, Logoplaste, Missão Continente, Pingo Doce, Sr. Bacalhau
e Sumol + Compal contribuíram com bens alimentares.
Já os grandes grupos de comunicação social apelam à mobilização de donativos
privados. Os grupos Cofina, Global Media, Grupo Renascença, Impresa, JCDECAUX,
Media Capital, Observador, Público, RTP e as rádios locais vão divulgar uma
campanha para apelar à mobilização de donativos particulares de cidadãos,
empresas e instituições, entre 19 de maio e 2 de junho de 2021. A Federação
Portuguesa de Futebol e a Fundação do Futebol – Liga Portugal disponibilizaram
igualmente as suas plataformas para divulgar esta campanha.
Toda a informação sobre a iniciativa estará disponível no site da Rede de
Emergência Alimentar. O processo de distribuição dos donativos será acompanhado
por uma auditoria externa promovida pela Deloitte.
A campanha de marketing e comunicação foi confiada à BBDO, que se juntou em
regime pro bono à iniciativa, assim como a Mindshare e a Tinkle.
Como contribuir para
a Campanha #TodosJuntos?
As doações de valores
devem ser efetuadas no Multibanco, MBWay ou através das contas-pacote dos
respetivos bancos (permitem transferências SEPA gratuitas). Os portugueses
poderão ainda contribuir com 1€ (+IVA) através de chamada de valor
acrescentado.
As operadoras NOS, MEO e Vodafone também se associam a esta iniciativa
abdicando de qualquer receita da linha de valor acrescentado para angariação de
donativos, em favor da campanha.
Para dar mais visibilidade e promover um maior envolvimento da sociedade,
os bancos e as empresas que se juntaram nesta iniciativa irão divulgá-la pelos
seus clientes e colaboradores, privilegiando as respetivas redes sociais e
canais digitais.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.