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A Frato talvez seja um nome pouco conhecido no mercado nacional, mas lá fora, a marca é sinonimo da excelência do mobiliário português.
Patrícia e Carlos Santos, um casal com espírito empreendedor e uma dupla nos negócios. Ela, a diretora criativa da Frato, ele, o presidente executivo e quem tem a missão de gerir o negócio com lucro e divida zero! São ambos uma excelente imagem de marca de uma nova geração de empresários portugueses. Ela, veio do direito com uma paixão pela decoração. Ele, deixou a engenharia para se dedicar a um negócio que sentiu ser uma boa oportunidade nos ofícios tradicionais do savoir faire português . O segredo do sucesso foi a aposta no design, no controlo do fabrico de elevada qualidade e no mercado externo. A necessidade de cuidar de todo o processo levou Carlos Santos a investir na compra de unidades fabris no norte de Portugal. “Somos uma empresa de primeira geração partimos com capital reduzido e, dificilmente, e de forma alguma, poderíamos ter essa componente desde o início. Começámos com subcontratação e ao longo destes 10 anos investimos fortemente na aquisição e na montagem de unidades produtivas. Permite-nos um controlo de qualidade total, a manutenção dos prazos de entrega corretos e a garantia de contenção daquilo que são os produtos que desenvolvemos e acima de tudo uma capacidade de crescimento. Nós neste momento, eu diria, que estamos a 30% da nossa capacidade produtiva. Temos um caminho longo de crescimento pela frente”.
Nova Iorque é uma ambição na estratégia de retalho
Ainda não é uma das cidades onde a marca exibe o seu design e mobiliário, mas o stand, que a Frato montou na Maison&Objet, bem podia estar numa das avenidas de Nova Iorque. E este é um dos lugares onde a marca portuguesa quer estar um dia! A Frato cresce apostando também numa estratégia de distribuição. A marca começou por ter uma presença em Londres, no Harrods, onde se mantém há 5 anos com um investimento forte, que se traduz num retorno muito importante ao nível da notoriedade de marca e vendas. Recentemente abriu um novo espaço no Médio Oriente no prestigiado Dubai Mall: “essas duas lojas são com gestão direta. É para continuar. Nós temos um objetivo de crescimento nessa área de duas formas: nos locais essenciais poderia ser por exemplo Nova York, com unidades próprias e depois em outras cidades, cidades satélite ou cidades com menor expressão, e posso dar um exemplo, neste momento estamos em negociação com o Qatar, com Cairo, com Shenzhen… Portanto, há várias lojas em negociação para a abertura com parceiros locais. Não é bem o modelo de franchising, é um modelo de parceria de distribuição, que é uma forma de crescimento bastante interessante e financeiramente menos exigente para cidades que não são de primeira linha”, explica Carlos Santos. Este modelo de distribuição aplica-se já nas lojas que tem em Riade, Singapura e Shangai.
Um serviço de luxo que conquista a realeza
É da Maia, no norte de Portugal que saem todas as peças de mobiliário para os cerca de 65 países onde já tem clientes fidelizados. A Frato faz parte do Grupo Triva e é uma das marcas que leva a elegância do design e dos materiais portugueses a palácios e hotéis de luxo internacionais. A marca não só foi convidada pela família real da Arábia Saudita para abrir a loja em Riade, como foi responsável por mobilar o palácio governamental e os ministérios do Turquemenistão e forneceu também o hotel Four Seasons Moscovo.” Temos 1500 clientes em 65 países, que são arquitetos e decoradores e que basicamente acabam por adquirir aquilo que são as peças soltas, obviamente muitas vezes trabalhadas em função do projeto que estão a desenvolver. Nas nossas lojas temos já um serviço integrado, onde de facto fazemos projetos integrados de apartamentos, vivendas, palácios em que o conceito é chave na mão. Envolve toda a componente de arquitetura, instalação e montagem”, refere o presidente executivo da Frato.
Atualmente a marca é uma referência do luxo português nas feiras internacionais. Ao que parece, até este ano, estava praticamente sozinha no pavilhão que a Maison&Objet destina às marcas de luxo. O nome Frato vem da junção dos nomes dos dois filhos do casal: Francisco e Tomás. Patrícia e Carlos Santos foram incansáveis na sua atenção a todos os que visitavam o espaço da Frato em Paris. São dias com muitas horas em pé, muitos contatos e conversas com clientes e ainda as visitas oficiais do Secretário de Estado da Economia e da imprensa, como nós, que ali nos sentimos em casa. Uma casa elegante e sóbria, onde se destacavam os mármores de Estremoz que a Patricia faz questão de referir aos clientes, valorizando a excelência da matéria-prima nacional. As madeiras e o latão que se destacam no design das peças dão um toque sofisticado aos ambientes de salas e quartos onde se revela o conceito de decoração Frato.
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