Newsletter
Pesquisa
A Vodafone Analytics, uma solução desenvolvida pela operadora de telecomunicações em parceria com a Celfocus, vai estar ao longo de toda a semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a recolher e a interpretar dados da rede móvel em Lisboa. Ferramenta vai permitir saber de onde vêm, por onde se movem e como interagem os peregrinos neste evento mundial.
As antenas Vodafone junto aos dispositivos a ela ligados (como smatphones) recolhem big data, em particular nas zonas de influência da JMJ, permitindo identificar tendências de fluxo destes visitantes, a sua caracterização demográfica e localização, bem como padrões comportamentais de mobilidade.
À data de hoje, a rede Vodafone já detetou um aumento de 36% na chegada de visitantes a Lisboa, em relação aos sete dias anteriores ao arranque do evento. A maior parte destes visitantes chegaram de países como França, Reino Unido e Espanha, enquanto os visitantes nacionais vieram sobretudo dos distritos de Setúbal, Faro e Porto.
As zonas de maior aglomeração destes peregrinos ao longo do dia de ontem foram Alvalade, Lumiar e Avenidas Novas. Já no perímetro da JMJ, em Lisboa, os locais que registaram maior aglomeração na véspera do evento foram Praça do Comércio, Parque Eduardo VII e Alameda.
Por outro lado, nesta última semana saíram de Lisboa 10% dos residentes, com destino sobretudo a Loulé, Albufeira e Sintra.
As conclusões obtidas pela Vodafone Analytics vão permitir às empresas conhecer, ao minuto, quem são, onde estão e como se comportam os seus potenciais clientes.
A operadora disponibilizou ainda um endereço acessível ao público em geral para que possa consultar e acompanhar diariamente a evolução de uma amostra de indicadores recolhidos pela Vodafone Analytics durante a JMJ, como a variação do número de visitantes nacionais e internacionais, as zonas de pernoita, a sua distribuição pelos principais locais do evento e até a percentagem de residentes que saíram da cidade.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.