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A opinião de Sandra Lopes
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17 de Maio de 2023
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Sandra Lopes
Diretora de Serviço a Clientes da Initiative

Tropecei nesta palavra há alguns anos e, ainda sem saber o seu significado, fiquei desde logo rendida à mesma, pela cadência perfeita, quase mágica com que as sílabas se encadeiam e se transformam numa só palavra, que tanto tem de complexo como de cativante.

Serendipity


Palavra que se refere ao momento em que se fazem descobertas de forma inesperada, e que não sendo exatamente o que se procurava, acabam por se transformar em felizes acasos.

A história está repleta de momentos Serendipity: Cristóvão Colombo que tropeçou na América à procura da Índia, Fleming que descobriu a Penicilina através de um esquecimento ou mesmo a descoberta casual do Post it por Arthur Fry.

Mas estes momentos não acontecem totalmente ao acaso. Para que aconteçam é necessário que haja ação, fazer-se algo novo e por vezes desviar do plano inicial e ter a coragem de ir por uma estrada desconhecida.


Existem algumas técnicas simples que ajudam a cultivar este mood de Serendipity, como ter um espírito aberto, procurar a informação, ser persistente, estar atento e estabelecer ligações. É importante também a exposição a diferentes ambientes e opiniões, pois a diversidade propicia novas descobertas.


Ao cultivarmos este mindset que pode fomentar as descobertas casuais estamos também a abrir portas para que a criatividade aconteça mais facilmente.


Numa altura em que a Automatização e a Inteligência artificial ganham cada vez maior destaque, com plataformas que tentam já substituir a interação humana, como o ChatGPT ou o DALL-E, torna-se ainda mais importante o uso deste traço humano tão importante e ainda tão difícil de replicar.


Um estudo da Deloitte, que aborda a importância da criatividade no âmbito empresarial, destaca que este é um processo que nos ajuda a abordar os problemas numa nova perspetiva e a encontrar soluções que vão além da abordagem habitual.


Pensar de forma diferente do habitual, pode até ser visto como um risco e, seguir pela estrada mais viajada, acaba por ser muitas vezes a opção mais segura.


Também o foco na otimização e na garantia de resultados, pode acabar por reduzir o risco na tomada de decisão e, com isso, reduzir também a criatividade e inovação.


Mas a criatividade é fundamental para o crescimento de qualquer negócio, seja em períodos de transição, na exploração de novos mercados, ou mesmo em momentos de depressão económica, convertendo desafios em novas oportunidades.


Existem também algumas formas simples de fomentar esta cultura, como estimular a colaboração e a troca de ideias, o trabalho em equipas multidisciplinares, a criação de ambientes colaborativos e não ter medo de enfrentar desafios e do fator risco.


Quer seja na procura de momentos de Serendipity ou de Criatividade, é preciso acima de tudo estarmos bem preparados e sabermos lidar com o inesperado.


Como dizia Louis Pasteur, “O acaso só favorece a mente preparada”!


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