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Estudos demonstram que plataformas como Temu e Shein parecem estar a tirar algum protagonismo ao dia em que marcas oferecem grandes promoções e descontos.
A Black Friday é vista como uma época de consumo desenfreado. Ainda assim, este evento, cujas ofertas se concentravam num único dia e agora se prolongam praticamente durante todo o mês de novembro, já não tem tanto “sex appeal” aos olhos do consumidor como tinha até há alguns anos. E a razão parece estar relacionada com o crescimento de plataformas como a Temu e a Shein.
De acordo com um estudo recente levado a cabo na Alemanha pelo portal de comparação de preços, Idealo, em parceria com a empresa de estudos de mercado Kantar, mais de 40% dos consumidores referem que já não precisam dos descontos agressivos associados à Black Friday, porque as plataformas Temu e Shein já fazem promoções imbatíveis durante todo o ano.
Mas este não é um resultado isolado. Outro estudo, também realizado na Alemanha pelo instituto de pesquisas de mercado IFH KÖLN, e destacado pelo Marketing Directo, mostra que 20% dos consumidores potencialmente interessados na Black Friday afirmam que farão um menor uso dos descontos porque já beneficiam todo o ano das promoções das plataformas asiáticas.
“Se outras plataformas oferecem preços baixos permanentemente ao longo do ano, a importância de dias especialmente focados em descontos como a Black Friday diminui inevitavelmente para os consumidores”, refere Kai Hudetz, especialista em retalho do IFH KÖLN, em declarações citadas pelo Marketing Directo.
A Black Friday celebra-se esta sexta-feira, dia 29 de novembro.
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