Planear: a arte da adaptação

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A opinião de Sandra Lopes
Planear: a arte da adaptação
28 de Janeiro de 2025
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Planear: a arte da adaptação
Sandra Lopes
Diretora de Serviço a Clientes da Initiative
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O início de um novo ano é quase sempre um momento de definição de novos objetivos, novas metas e de ambição de querer fazer mais e melhor. Aquela página em branco em que tudo ou quase tudo é possível e que acaba por nos dar uma sensação única de energia renovada e uma vontade de pôr em prática ideias novas e de finalmente concretizar outras que não chegaram a ver a luz do dia.

Para o mundo do Marketing, este período de resoluções é igualmente um momento de balanço e pode ser uma verdadeira oportunidade para as marcas se reinventarem bem como para aproveitarem o momento propício de mudança do lado dos consumidores, e que pode trazer também novas oportunidades de consumo e de desenvolvimento de novos produtos e de negócio e preparar assim um território permeável ao crescimento e sucesso num mercado que por norma é altamente competitivo e feroz.

É fundamental ao longo de todo este processo a utilização de técnicas chave para definir objetivos de forma eficaz, garantir acima de tudo que se trata de objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e bem definidos temporalmente e que existe uma monitorização e acompanhamento contínuo ao longo do tempo.

É também crucial que as marcas consigam ir além dos seus objetivos, que muitas vezes são genéricos e centrados na própria marca, para conseguirem cada vez mais ir ao encontro do target, e acompanhar as suas tendências, expetativas e motivações. 

E qual o papel da tecnologia neste processo? É cada vez mais importante a adoção de novas ferramentas para garantir a inovação e adaptação constantes, quer através de estratégias que garantam a entrega de mensagens value-driven, quer através de uma cada vez maior personalização e interatividade. Cerca de 81% dos consumidores prefere uma marca com a qual tenha uma experiência personalizada (The Personalized Customer Experience: Consumers Want You To Know Them).

Também do lado dos meios este desenvolvimento tecnológico é fundamental e abre um mundo de possibilidades nesta cada vez maior necessidade de relevância e adaptação imediata. E já não é apenas em digital que conseguimos esta flexibilidade, meios como o OOH e TV, estão em transformação e possibilitam uma comunicação cada vez mais inteligente e evoluída.

Basta pensarmos numa comunicação em OOH adaptada de acordo com a temperatura do dia, ou em TV não linear em que ao longo de um importante jogo de futebol conseguimos de acordo com a evolução do mesmo interagir de forma diferente consoante a emoção sentida no momento. 

Definir uma estratégia anual sólida e estruturada é apenas um primeiro passo numa longa caminhada e que, na maior parte das vezes, é feita de avanços e recuos, de experiências test and learn, de reações a contextos completamente diferentes do esperado e que levam a uma necessidade de redefinição constante. Planear e analisar são pilares fundamentais quer no mundo das marcas, quer na esfera pessoal, mas garantir que existe espaço para o imprevisto é ainda mais importante, pois é neste espaço que surgem muitas vezes as melhores oportunidades e momentos. Para isso não basta ser flexível, é preciso muitas vezes mergulhar no desconhecido e aproveitar as oportunidades certas no momento certo.

Como na teoria da evolução das espécies de Charles Darwin, não são as espécies mais resistentes nem as mais inteligentes que sobrevivem, mas as que melhor se adaptam à mudança.

 

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