O conhecimento ao serviço do ambiente

Pesquisa

A opinião de Ana Trigo Morais
O conhecimento ao serviço do ambiente
19 de Abril de 2023
O conhecimento ao serviço do ambiente
O conhecimento ao serviço do ambiente
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O conhecimento ao serviço do ambiente
Ana Trigo Morais
CEO Sociedade Ponto Verde

Sabemos que a atividade humana tem conduzido o planeta para um futuro insustentável. Mas também sabemos que só a Humanidade conseguirá mudar este rumo. Há que repensar a rota e perceber qual a forma mais rápida e eficaz de atingirmos as metas ambientais. Numa altura em que não é possível fazer marcha atrás, temos de aumentar a velocidade da transição para uma economia mais circular, ceder a passagem aos comportamentos sustentáveis, travar junto das emissões de CO2 e reduzir nos gastos de energia e no consumo de água.


É preciso mudar comportamentos e é fundamental que a sociedade exerça um papel consciente e cada vez mais ativo no combate às alterações climáticas. Neste contexto, a Educação Ambiental é imprescindível. O conhecimento é um fator-chave para o futuro sustentável da humanidade e do planeta.


Conceitos como sustentabilidade, a política dos 3R – reduzir, reutilizar e reciclar – devem ser introduzidos, desde cedo, no léxico das crianças, numa ótica progressiva, adaptada às faixas etárias e que deverá acompanhar o desenvolvimento dos jovens – do infantário à faculdade.


Esta não é uma preocupação nova. Se recuarmos até 1975, vemos consagrados na Carta de Belgrado os princípios que devem pautar este ensino, no âmbito dos programas das Nações Unidas. Mas a urgência climática e o clima de instabilidade ambiental que se vive nos últimos anos, têm tornado ainda mais urgente a inclusão, nos planos curriculares, de uma disciplina dedicada ao ambiente e à sustentabilidade.


Mais recentemente, podemos ver este ponto refletido num dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que integram a Agenda 2030 da ONU, nomeadamente o 4, “Educação de Qualidade”. Neste Objetivo, além da defesa de um ensino de qualidade e equitativo, está patente a necessidade de, até ao final desta década, todos os alunos terem o conhecimento e a habilidade necessários para a promoção do desenvolvimento sustentável, nos seus diversos eixos.


Os mais novos têm ainda um papel fundamental na passagem de conhecimento. Além de captarem e reterem a informação mais facilmente, tendem a querer partilhar o que aprendem com quem os rodeia. Sabemos que muitos pais, por exemplo, começam a reciclar por incentivo dos filhos, que chegam a casa entusiasmados, depois de aprenderem que o ambiente agradece a separação das embalagens, nos ecopontos Amarelo, Azul e Verde, por exemplo. 

 

Mas as crianças e os jovens, para já, não estão à frente de grandes empresas, não conduzem, não vão às compras. Por isso, há um peso relevante nas decisões que são tomadas por todos nós, adultos, seja no trabalho, no supermercado, nas deslocações. Podemos e devemos “beber” do conhecimento e das reivindicações dos mais novos, mas cabe-nos a nós agir para garantirmos um futuro sustentável para estas gerações e para as vindouras.


A Educação Ambiental não se deve limitar às paredes das salas de aula. Temos ainda um problema de iliteracia ambiental junto dos adultos que tem de ser mitigado. É preciso mobilizar a sociedade em prol da proteção do planeta e apelar à reflexão sobre os impactos da nossa atividade, promovendo uma mudança de comportamentos e uma participação ativa. É imprescindível dotar as pessoas de conhecimento. Este é um trabalho que pode – e deve – ser feito em várias frentes. Organizações internacionais como a ONU, a par de várias nacionais, têm trabalhado neste sentido e é inegável que a sustentabilidade faz parte da agenda política, mas há muito ainda que pode ser feito.


Já as marcas e empresas, que vemos cada vez mais comprometidas em tornarem-se “verdes”, têm pela frente o desafio de melhorar os seus processos, e instituir medidas que reduzam o consumo de água e de energia e a emissão de gases poluentes, investir na formação dos seus colaboradores, nesta área e adaptar a gestão aos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) é também prioridade.


A viagem para um futuro sustentável ainda é longa, mas o conhecimento é o melhor aditivo que temos para acelerar o processo e atingir as metas.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

O conhecimento ao serviço do ambiente

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

O conhecimento ao serviço do ambiente

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Website desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile