Marketing: um ringue de Combate

Pesquisa

A opinião de Sandra Lopes
Marketing: um ringue de Combate
20 de Novembro de 2024
Marketing: um ringue de Combate
Marketing: um ringue de Combate
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Marketing: um ringue de Combate
Sandra Lopes
Diretora de Serviço a Clientes da Initiative
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

O que seria do mundo da comunicação se não existissem concorrentes?  Aliás, o que seria de cada um de nós se não tivéssemos quem nos desafiasse?

Mike Tyson não teria saído do sofá para um dos combates mais mediáticos do ano, não fosse o desafio lançado por Jake Paul que levou o ex-pugilista de volta aos ringues. O YouTuber acabou por vencer o duelo, com a clara vantagem de ter menos de metade da idade do grande adversário, mas, apesar de Mike Tyson ter saído claramente vencido, ganhou com este desafio a força para voltar depois de um período conturbado e conseguir ainda assim lutar até ao soar do gongo final.

E quem saiu também vencedor neste combate foi a Netflix que conseguiu desafiar a tradicional transmissão em TV linear e chegar a uma audiência de mais de 60 milhões de lares, números históricos para o mundo do Streaming que comprovam que esta nova forma de consumo de conteúdos veio para ficar e para bater records de audiência.

No mundo da comunicação assistimos também a verdadeiros combates entre marcas claramente concorrentes e que disputam entre si quota de mercado e de atenção. Burger King vs. McDonald’s, Pepsi vs. Coca Cola ou, num exemplo mais recente, a inovadora Tesla que veio desafiar as tradicionais marcas de automóveis e tratar do lançamento de cada novo modelo como a Apple trata o lançamento de cada novo iPhone, com desenvolvimentos constantes, colocando o consumidor no controlo da decisão.

Nesta batalha entre marcas nem sempre existe um vencedor, mas existe a certeza de que um território competitivo traz claras vantagens e pode ser um fator decisivo para a evolução. Saber que existem concorrentes tão bons ou melhores que nós, leva a que as empresas e marcas se reinventem constantemente, à procura da sua melhor versão e essencialmente à procura do seu fator de diferenciação.

Este território é também um estímulo à Inovação, território propício ao desenvolvimento do mercado e também a um maior desenvolvimento criativo, com as marcas a procurarem um maior destaque e com isso a apostarem em comunicações mais criativas e impactantes.

Tendo por base este território fértil e altamente competitivo, existem várias estratégias que podem ajudar qualquer marca a ganhar pontos e a destacar-se no ringue da atenção do consumidor.

O primeiro passo é a preparação, conhecer bem a concorrência, os seus pontos fortes e fracos e usar essa informação de forma construtiva.

Ter um propósito e missão bem claros, torna-se um dos pontos principais, pois num mercado saturado de possibilidades de escolha, ser autêntico pode fazer a diferença no momento decisivo da escolha.

Garantir ainda a consistência na forma como se comunica, seja em que canal for garantindo assim a identidade e coerência da marca.

E por último, abraçar a Inovação, um elemento-chave para garantir o destaque competitivo e para encontrar novas oportunidades no mercado, podendo ir mesmo além dos produtos e serviços diretos da marca.

A preparação é sem dúvida a arma principal em qualquer batalha sendo um fator diferenciador no momento decisivo do knock out, em que o mais forte ganha e o mais fraco acaba por não conseguir seguir.

Ou como dizia Sun Tzu no icónico livro “A arte da Guerra” de Sun Tzu, a suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar”.

Brand & Craft
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Marketing: um ringue de Combate

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Marketing: um ringue de Combate

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile