Newsletter
Pesquisa
“Marcas que Fazem Portugal” é o mais recente livro da jornalista Margarida Vaqueiro Lopes, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, que retrata a história de 11 marcas nacionais que se evidenciaram não apenas no país, mas que partiram à conquista do mundo.
Entre elas destacam-se a Delta, a Mateus Rosé, a Renova, a pasta dentífrica Couto, a Ramirez, e a Vista Alegre. Em conversa com o Imagens de Marca, a autora deu conta que a seleção das marcas foi feita “olhando para o panorama nacional”, onde constatou que as empresas descritas no Retrato “representam aquilo que de melhor se faz no país”.
Umas traçaram um caminho consistente, outras viram-se obrigadas a reinventar-se para chegarem aos dias de hoje, mas, segundo Margarida Vaqueiro Lopes, “todas são extremamente inovadoras”, “aprenderam com os erros” e têm um “compromisso muito grande com a sustentabilidade financeira”.
Embora com desafios diferentes daqueles que as marcas atualmente enfrentam, a jornalista assinala que os princípios basilares para a criação de uma marca “são exatamente os mesmos que há 200 anos”: “valores, qualidade e consistência”.
Na conversa, a autora assinalou ainda que o selo Made in Portugal “ainda é mal visto”, focando na necessidade de haver políticas públicas para incentivar à escolha dos produtos nacionais. Além disso, destaca a importância de um trabalho comum entre público e privado para a internacionalização das marcas.
Veja a entrevista completa no vídeo acima.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.