Mais de 90% dos portugueses veem jornalismo como vital para combater desinformação

Pesquisa

Relatório
Mais de 90% dos portugueses veem o jornalismo como vital para combater desinformação
30 de Janeiro de 2025
Mais de 90% dos portugueses veem jornalismo como vital para combater desinformação
Mais de 90% dos portugueses veem jornalismo como vital para combater desinformação
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Mais de 90% dos portugueses veem o jornalismo como vital para combater desinformação
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois da publicidade
Pub
Pub dentro artigoPub dentro artigo

O estudo revela ainda que a confiança nas fontes de informação continua a ser um fator determinante nas decisões de consumo.


O 3.º Relatório Global de Consumo 2024, realizado pela agência internacional de comunicação MARCO, em parceria com a Cint, empresa de tecnologia de pesquisa, revelou que 93% dos portugueses consideram o jornalismo tradicional fundamental para combater a desinformação.


De acordo com um comunicado enviado às redações, o estudo destaca ainda que 83% dos portugueses consideram que a informação fornecida por um jornalista é mais credível do que a transmitida por um influenciador.


Além disso, a confiança nas fontes de informação continua a ser um fator determinante nas decisões de consumo, “com os portugueses a demonstrarem uma preferência clara por conteúdo mais objetivo e factual, em detrimento de sugestões de influenciadores, muitas vezes vistas como comerciais ou menos imparciais”, refere a nota de imprensa.


Diana Castilho, Head of Portugal na MARCO, afirma: "É extremamente positivo ver que uma grande maioria dos portugueses reconhece a importância do jornalismo na promoção da informação fidedigna. Num momento em que a desinformação é uma preocupação crescente, o papel dos jornalistas como fontes de informação credíveis torna-se mais vital do que nunca. O jornalismo de qualidade tem o poder de informar, educar e, acima de tudo, proteger a sociedade da proliferação de fake news”.


A nível nacional, o estudo revela também que o LinkedIn é a plataforma digital de maior confiança, com uma média de 14% dos inquiridos a considerá-lo “credível ou muito credível”, superando plataformas tradicionais como a imprensa escrita (7%), televisão (7%) e rádio (7%).


Ainda assim, é importante notar que imprensa escrita, TV e rádio - meios tradicionais - continuam a ultrapassar os meios digitais e redes sociais quando analisados em conjunto, com 21% das respostas.


De notar que este estudo é baseado num inquérito efetuado a uma amostra total de 7.300 pessoas, de 11 países (Brasil, França, Alemanha, Itália, México, Marrocos, Portugal, África do Sul, Espanha, Reino Unido e EUA). Esta nova vaga do relatório explora comportamentos sobre a cultura de consumo de informação.

Em destaque
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Mais de 90% dos portugueses veem jornalismo como vital para combater desinformação

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Mais de 90% dos portugueses veem jornalismo como vital para combater desinformação

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile