Newsletter
Pesquisa
A conclusão é de um estudo em que foi tida em conta a variável de refeições salvas através da Too Good To Go, as viagens partilhadas na BlaBlaCar e os novos anúncios publicados no OLX, no período referente de setembro de 2023 a agosto de 2024.
Num contexto em que cada vez mais portugueses aderem ao uso de plataformas colaborativas e ao consumo responsável, a Too Good To Go, o OLX e a BlaBlaCar uniram-se, pela primeira vez, para analisar os dados dos seus mais de 7 milhões de utilizadores, com o objetivo de descobrir quais as cidades em Portugal mais empenhadas em contribuir para a economia circular.
As três empresas analisaram os seus números de utilização, ao longo de 2023 e de 2024, em todas as cidades de Portugal, tendo sido estabelecido um ranking em que se distinguem as cidades portuguesas mais conscientes na redução do desperdício alimentar, bem como na reutilização de produtos, e na limitação das emissões de gases com efeito de estufa.
Como resultado desta análise, Lisboa posiciona-se como a cidade portuguesa com maior responsabilidade social e ambiental, com 15.001.426 interações. Só nesta cidade, mais de 200 mil refeições foram salvas através da Too Good To Go; foram partilhadas 20 mil boleias na BlaBlaCar; e mais de 37 milhões de anúncios foram publicados no OLX.
De seguida, aparece o Porto, com 8.352.003 interações. Seguem-se Setúbal, com 4.009.079; Aveiro, com 2.344.089; e Braga, com 2.331.472 interações, que ocupam o 3.º, 4.º e 5.º lugar, respetivamente.
No top 10 das cidades portuguesas, destacam-se ainda cidades de várias regiões do país, como Coimbra, com 1.608.377; Faro, com 1.098.998; Leiria, com 282.663; Viana do Castelo, com 100.04; e Castelo Branco, com 69.146 interações.
De notar que neste estudo foi tida em conta a variável de refeições salvas através da Too Good To Go, as viagens partilhadas na BlaBlaCar e os novos anúncios publicados no OLX, em relação à população de cada cidade, no período referente de setembro de 2023 a agosto de 2024.
“Os portugueses estão cada vez mais conscientes da importância de combater o desperdício alimentar e do impacto que tem no ambiente, na economia e na sociedade. A sensibilização para este tema tem levado cada vez mais pessoas a adotarem práticas mais sustentáveis, o que reflete um compromisso coletivo cada vez maior para contribuir para um futuro mais sustentável”, destacou Maria Tolentino, Country Director da Too Good To Go Portugal, citada num comunicado enviado às redações.
Já nas palavras de Andreea Pușcoci, Brand Manager do OLX Portugal, “é gratificante ver que as pessoas recorrem ao OLX não só para encontrar bons negócios, mas também para promover uma economia circular, seguindo o conceito de que um artigo que pode já não ter utilidade para um indivíduo pode ser o sonho de outro”.
“Com a multimodalidade como objetivo, continuamos a caminhar para um ecossistema de mobilidade eficiente, económico e sustentável”, rematou Florent Bannwarth, Diretor de Operações da BlaBlaCar Espanha e Portugal.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.