Newsletter
Pesquisa
Numa altura em que as práticas ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance) estão cada vez mais presentes nas empresas, a ConsumerChoice, detentora do sistema de avaliação Escolha do Consumidor, analisa os fatores importantes para os consumidores portugueses no que diz respeito à sustentabilidade.
Segundo os inquéritos de opinião que a ConsumerChoice tem vindo a realizar sobre o tema, os consumidores estão dispostos a mudar os seus hábitos de consumo para opções mais sustentáveis e acreditam que é responsabilidade das empresas adotarem também medidas mais responsáveis.
“Muitos consumidores já identificam a sustentabilidade como mais do que uma questão ambiental, mas também económica e social. Num momento em que as empresas estão a redefinir as suas estratégias para 2024, é importante terem em conta que as práticas ESG são importantes para os seus clientes e parceiros, mostrando serem empresas conscientes e ganhando também essa vantagem competitiva no mundo atual”, refere em comunicado Teresa Preta, diretora geral da ConsumerChoice.
Estes são os cinco fatores de sustentabilidade importantes para os consumidores, segundo a ConsumerChoice:
Sustentabilidade não é apenas uma questão ambiental. Apesar de muitos consumidores associarem a sustentabilidade ao meio ambiente, muitos também já identificam corretamente os três pilares da sustentabilidade, que assentam na vertente ambiental, mas também nas vertentes económica e social
Para o consumidor, as empresas têm obrigação de priorizar a sustentabilidade e estão cada vez mais atentos a este fator, o que motiva as suas escolhas de consumo.
As questões mais urgentes da sustentabilidade ainda estão muito ligadas à questão ambiental e passam sobretudo pelas alterações climáticas, a poluição e escassez dos recursos, o consumo insustentável, além da perda de biodiversidade.
Existem várias motivações para o consumidor ser mais sustentável. O desejo de deixar um planeta sustentável ao nível ambiental, económico e social para as futuras gerações é um dos grandes motivos, bem como a consciência sobre os desafios atuais do planeta nestas três vertentes.
De que forma o consumidor atua para ser mais sustentável? As ações individuais passam, sobretudo, por reduzir o consumo de recursos como água e energia, reduzir a utilização de materiais desnecessários, como o plástico, reciclar, minimizar o desperdício alimentar, optar por mobilidade sustentável ou promover práticas sustentáveis no local de trabalho.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.