A história do criativo que fez com que as forças paramilitares da Colômbia baixassem as armas

Pesquisa

Impacto social
A história do criativo que fez com que as forças paramilitares da Colômbia baixassem as armas
9 de Junho de 2023
A história do criativo que fez com que as forças paramilitares da Colômbia baixassem as armas
A história do criativo que fez com que as forças paramilitares da Colômbia baixassem as armas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
A história do criativo que fez com que as forças paramilitares da Colômbia baixassem as armas

Jose Miguel Sokoloff, presidente global do concelho criativo da MullenLowe Group, é um dos criativos mais prestigiados à escala mundial e afirma-se como um dos responsáveis pela paz na Colômbia.


As FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia recolheram-se nas florestas colombianas em meados dos anos 60. Agiam contra o governo e lutavam pela implementação do socialismo no país.


Acusadas de estarem envolvidas em tráfico, raptos e extorsão, foram consideradas forças terroristas pela Colômbia, pelos Estados Unidos da América, pelo Canadá e pela União Europeia. No total, durante quase 60 anos de guerra, morreram mais de 220 mil pessoas.


O governo colombiano tinha já uma estratégia militar, política e legal em curso para acabar com a guerra civil. Porém, reconheceu que o plano tinha uma falha: a falta de comunicação. Foi aí que recorreu a Jose Miguel Sokoloff, que encarou o pedido como uma oportunidade para acabar com a guerra através daquilo que sabia fazer: publicidade.


Em conversações com o governo colombiano, o presidente do concelho criativo da MullenLowe percebeu que a melhor forma de chegar às FARC era “estabelecer uma conversa que não pudesse ser contra-argumentada”.


Decidiram então gravar cerca de mil histórias pessoais dos combatentes e difundi-las na rádio e na televisão. O objetivo passava por fazer ver aos homens das FARC que não estavam sozinhos e que, histórias como as deles, havia muitas.


A estratégia estava a resultar mas, com o passar do tempo, repararam que as grandes mobilizações aconteciam na altura do Natal. Foi então que Jose Miguel Sokoloff decidiu levar a cabo aquela que viria a ser uma das principais iniciativas da sua estratégia: “Christmas lights”.


Foram colocadas luzes de Natal em passagens estratégicas nas florestas cuja mensagem luminosa, que surgia durante a noite, apelava ao regresso: “Se o Natal pode ir à floresta, tu também podes voltar para casa”.


O número de homens que deixavam as FARC era cada vez maior. Uma vez regressados, reconheceram que a campanha “Christmas lights” os fez repensar a vida, mas alertaram Sokoloff que já não circulavam pela floresta. “Agora movimentamo-nos pelos rios”, contaram.


Dado o contexto, o criativo percebeu que teria de mudar de estratégica e focou-se naquela que seria também umas das iniciativas mais marcantes de apelo à paz: “Floating balls”. Foram enviadas 6 mil bolas flutuantes para as zonas de conflito. Nelas, seguiam brinquedos, doces, joias, itens religiosos e, em muitas delas, lia-se “por favor, volta”.


Estas e outras ações fizeram com que cerca de 17 mil homens fossem mobilizados e que um acordo de paz chegasse às negociações. O Imagens de Marca esteve à conversa com Jose Miguel Sokoloff, que nos explicou o que tinha em mente quando desenhou estas iniciativas.

 

Veja o vídeo acima e saiba como a criatividade pode trazer paz ao mundo.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

A história do criativo que fez com que as forças paramilitares da Colômbia baixassem as armas

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

A história do criativo que fez com que as forças paramilitares da Colômbia baixassem as armas

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile