IDC prevê que o investimento em segurança atinja 371 milhões de euros em Portugal

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IDC prevê que o investimento em segurança atinja 371 milhões de euros em Portugal
17 de Abril de 2024
IDC prevê que o investimento em segurança atinja 371 milhões de euros em Portugal
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IDC prevê que o investimento em segurança atinja 371 milhões de euros em Portugal

A International Data Corporation (IDC) prevê que o investimento na área da segurança atinja um total de 371 milhões de euros, em 2024, em Portugal, refletindo um crescimento superior a 10%. No IDC Security Roadshow, evento que se realizou em Lisboa, a IDC realça que as categorias que vão representar o investimento mais elevado são Managed Services (72,67 milhões de euros), Analytics Software (62,5 milhões de euros) e Endpoint Software (50 milhões de euros).


“A segurança das infraestruturas continua a ser a principal área de investimento para as organizações europeias e portuguesas, uma vez que é crucial proteger os ativos de TI – como dados, aplicações, redes e dispositivos –, em conformidade com os departamentos de tecnologia e jurídicos das empresas”, salienta Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal. “A falta de proteção desses ativos pode resultar em violações graves, afetando a confiança de clientes, parceiros e stakeholders, e levar à perda de vantagem competitiva e de lucros para a empresa. Por isso, as organizações estão a reavaliar e a fortalecer proactivamente a sua resiliência cibernética para garantir altos padrões de segurança cibernética”, acrescenta o responsável.


A IDC reforça que a segurança das infraestruturas é fundamental para as organizações. No entanto, a segurança da informação torna-se ainda mais complexa com a atual integração da Inteligência Artificial (IA). De acordo com a consultora, a confiança na tecnologia IA ainda é baixa. Esta desconfiança surge da falta de compreensão sobre como é que a IA toma decisões e o impacto que essas decisões podem ter na atividade. Para superar esta lacuna, é crucial estabelecer uma ponte entre segurança e IA, baseada na confiança e na transparência.


Neste sentido, é expetável que os fornecedores que estão a desenvolver e a implementar tecnologias de IA sintam a falta de confiança como um obstáculo. “A pesquisa mostra que a confiança é um requisito para que os indivíduos e as organizações partilhem as suas experiências pessoais e dados organizacionais. Como tal, são necessários dados de alta qualidade para criar modelos de IA que contribuam com alta perceção de qualidade. Na nossa opinião, a confiança precede cada passo de uma jornada bem-sucedida de IA”, sublinha Graça Trinidad, diretora de pesquisa da Future of Trust.

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